Facebook Facebook
Notícias
Internet de fibra óptica – muito espaço para crescer 

A internet de banda larga em fibra óptica já se tornou um serviço tão divulgado quanto a banda larga comum ou serviços 3G e 4G de conexão, porém ainda possui muito espaço para crescimento no mercado brasileiro. Não são todas as operadoras de varejo que já oferecem a modalidade para o grande público. E, apesar de não possuir atualmente diferenças consideráveis em termos de preços, suas vantagens ainda não são completamente conhecidas do consumidor em geral.
Quem já tem recomenda
Basta buscar informações em redes sociais e noticiários – quem já possui internet de banda larga em fibra óptica não retorna para a tecnologia anterior. Pesquisas mostram que menos de 1% das conexões residenciais hoje usam a fibra, mas o produto é relativamente novo e ainda deve levar alguns anos no processo de substituição da banda larga antiga, que já conta com 15 anos de história no Brasil e um mercado muito bem desenvolvido.
Mas você pode se perguntar: por que a internet em fibra parece causar menos reclamações de consumidores? Há uma série de motivos para isso, mas entre eles podemos destacar:
• Ao contrário da banda larga normal, a fibra óptica utiliza impulsos luminosos e não sofre interferência por campos eletromagnéticos, o que torna a conexão mais estável.
• A tecnologia de ponta já é usada e cresce no mundo inteiro, reduzindo a possibilidade de se tornar desatualizada e obsoleta.
• Apesar da melhor qualidade, os preços são compatíveis com os já praticados pelo mercado.
• O cabeamento é muito mais leve e flexível, facilitando a instalação e reduzindo inconvenientes.
Algumas projeções apontam que todas as operadoras deverão em breve aderir à tecnologia e o processo de substituição tem boas chances de atingir até 10% do mercado nos próximos anos.
Mais velocidade
Estamos ainda longe do limite de capacidade da fibra óptica em termos de velocidade. No varejo brasileiro, as conexões mais oferecidas ainda se situam na casa de 50 Mbps ou 100 Mbps, mas empresas como a Hostfiber já oferecem links dedicados em fibra com velocidades que podem chegar a 10 Gbps.
No exterior, mesmo operadoras comerciais, como a Google Fiber, nos EUA, já oferecem conexões de até 1 Gbps no varejo (e sem o “jeitinho” brasileiro de garantir apenas 30% da banda).
Há mais motivos para migrar para uma tecnologia de fibra – dedicada ou compartilhada. A menor interferência sofrida pelos links em fibra torna a tecnologia mais adequada para sistemas que não podem operar com oscilações de banda, como fluxos de dados de grandes empresas, serviços de telefonia de voz sobre IP, plataformas online de bancos e seguradoras, e muitas outras aplicações.
Fora do raio das operadoras de varejo, muitas empresas, como a Hostfiber, oferecem serviços de banda larga dedicada também utilizando a tecnologia de fibra óptica. No caso da Hostfiber, nossa estrutura exclusivamente em fibra está entre as mais modernas do país.

 

 

 

 

  • Rua Ponta Grossa, 587, - Jd. Dom Bosco
    Londrina | Paraná | CEP: 86060-450
    Telefone: +55 (43) 3027-9750



  •  



©G1 Telecom

Desenvolvimento: Klan Digital